domingo, 14 de novembro de 2010

Especifico/ Geral

O que treinar?

Na minha opinião, e isto vale como tal, o treino deve ser algo holístico. Porquê? Porque tal como uma pessoa é um todo, composta por corpo e mente com tudo o que isso incluí, também as nossas necessidades a nível de treino devem ir de encontro a isso. Porquê treinar só força máxima, de resistência, velocidade, flexibilidade, fazer só trabalho predominantemente cardiovascular ou trabalhar exclusivamente qualquer outra capacidade específica do nosso corpo? Porque só trablho com máquinas, só com pesos livres, só com peso do corpo, só fazer Pilates, ou limitarmo-nos a  fazer só qualquer outra coisa   Será que vamos ser completos, será que nos vamos sentir tão bem como poderíamos se o nosso corpo fosse equilibrado a todos estes níveis de treino? Será que vamos ter a mesma predisposição para lesões que teríamos noutra situação? A minha opinião é que não. Tudo está interligado e como tal não fará sentido limitarmo-nos apens a um tipo de trabalho, ao trabalho de um tipo específico de fibras musculares, a um trabalho de músculos específicos ou zona do corpo específica em deterimento de outras. O equlíbrio é fundamental, não só a nível de treino  mas também em qualquer coisa na vida,  não sendo o treino mais que um espelho ou uma parte desta.
Claro que isto não considera casos específicos de trabalho funcional para um determinado desporto ou actividade, se bem que mesmo nestes casos, outro tipo de treino complementar faz todo o sentido a muitos níveis.

Será que a tão falada e quase obrigatória especialização dentro da nossa área faz assim tanto sentido, pelo menos no seu sentido lato?

Nenhum comentário:

Postar um comentário